Um dos maiores esforços que os aficcionados por aviação precisam fazer parar se transformar em pilotos é encontrar tempo para os cursos teóricos. Uma... Educação à distância chega à aviação

Um dos maiores esforços que os aficcionados por aviação precisam fazer parar se transformar em pilotos é encontrar tempo para os cursos teóricos. Uma tarefa especialmente árdua para os alunos do PP e do PC, que precisam trabalhar em outras áreas para viabilizar a formação teórica e prática. Eles demandam ao menos um período do dia, de segunda a sexta-feira, para as aulas em classe ou, alternativamente, comprometem todos os sábados e muitos domingos da vida do candidato a piloto.

Isso acaba tornado inviável a materialização do sonho de voar, especialmente nos lugares mais afastados dos grandes centros urbanos. Os alunos, muitas vezes, têm que se mudar para outra cidade, onde estão os aeroclubes mais próximos, o que encarece a formação e implica, necessariamente, o afastamento do aluno da atividade profissional anterior.

Mas as novas ferramentas da chamada Sociedade em Rede começam a diminuir essa carga de esforços. Dois dos maiores nomes das escolas de aviação civil decidiram criar um curso online de Navegação e Meteorologia. A ideia foi de Titus Roos e Darcy Banci, que desde o começo dos anos 80 ministram aulas e produzem o material pedagógico obrigatório em praticamente todos os cursos do País. São deles as apostilhas de meteorologia e navegação que são adotadas por nove entre cada dez escolas de aviação civil.

Titus e Banci empreenderam uma maratona e gravaram todas as aulas dos cursos de PP, IFR e PC, que já estão disponíveis no site Gurus da Aviação. Desta forma,  pilotos em formação em todo o País vão poder acompanhar as videoaulas. O propósito é justamente o de ampliar a possibilidade de contribuir com uma boa formação de candidatos a piloto em todo o País.

Cada aula custa R$ 45,00. O curso de Piloto Privado tem 11 aulas de Navegação e  10 de Meteorologia. O conteúdo desta última disciplina é o mesmo para os cursos de PP e PC. Para acessá-las, basta preencher o cadastro do site e adquirir o pacote mais conveniente. O curso de Navegação para PC e IFR também é composto por 11 aulas.

Uma observação: as aulas são alugadas, e não vendidas pelo site. Elas ficam hospedadas num servidor do Vimeo. O aluno adquire o direito de assistí-la por cinco dias. Caso decida alugar mais aulas de uma só vez, ganha como bonificação um acréscimo de cinco dias a mais para assistir a cada uma. Alugou duas aulas, terá dez dias para assistí-las; alugou três, quinze dias.

Com esse recurso, os alunos ficam praticamente livres das salas de aula.

O Papatango fez uma comparação entre o conteúdo oferecido pela internet e o ministrado em sala de aula. É exatamente o mesmo. A mesma didática, as mesmas fórmulas, os mesmos macetes, tudo exatamente igual. Até a correção de exercícios é feita nas gravações, o que torna a experiência pedagógica muito parecida com a vivência em sala de aula.

Há, no entanto, duas críticas. O áudio das aulas não foi adequadamente gravado. A captação da voz foi feita com o microfone da câmera, muito distante dos professores-protagonistas. A reverberação decorrente disso não chega a comprometer a compreensão, mas deixa a dinâmica cansativa. E marca a iniciativa com algo que não se coaduna com a qualidade de seus conteúdos, deixando uma marca de amadorismo na técnica. Mas, repito, isso não é suficiente par a tirar o brilho nem o mérito desse trabalho.

Sem comentários ainda.

Comente!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Acompanhe também o Blog do Pannunzio